Bem-vindo(a) à Clínica Laser Pil: sinta o poder de ser único(a)!
Bem-vindo(a) à Clínica Laser Pil: sinta o poder de ser único(a)!

Beleza renovada com a harmonização facial

Beleza renovada com a harmonização facial

5 de julho de 2021 Nenhum comentário

No canto direito da imagem, há uma mulher branca, com olhos escuros, cabelos soltos, lisos e castanhos. Ela olha fixamente para a frente. O fundo da imagem é branco.

Diferente do que muito se tem observado por aí, o objetivo principal da harmonização facial é valorizar as caraterísticas individuais de cada face, sem alterar a sua essência. Quero dizer, “sem deixar todo mundo com a mesma cara”.

Nos últimos anos, a harmonização facial vem se popularizando e, hoje, é um dos procedimentos queridinhos entre os brasileiros. Mas ainda que seja supercomum entre os públicos feminino e masculino, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o tema. Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber antes de fazer sua harmonização facial. Confira!

O que é a harmonização facial?

A harmonização facial é composta por um conjunto de procedimentos estéticos, que visam alcançar um equilíbrio harmônico entre todos os traços e componentes do rosto, abrangendo desde regiões como o maxilar, malar e queixo até um posicionamento de sobrancelha, tamanho de lábios, corte de cabelo, entre outros. Dessa forma, o conjunto e os ângulos faciais ficam mais alinhados, melhorando a aparência geral do rosto.

Dentre os procedimentos adotados, um dos principais é o preenchimento facial. Na maior parte dos casos ele é feito com o ácido hialurônico – uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano e que dá volume em locais desejados, além de auxiliar na hidratação e estimulação de colágeno na pele.

Além disso, em alguns casos, podem ser feitas aplicações de toxina botulínica – para tratar rugas e relaxar músculos faciais – bioestimuladores de colágeno, fios de PDO e fios Silhouette – para um efeito lifting, tratamentos para a pele e até pequenas cirurgias.

Como a harmonização facial é feita?

O primeiro passo para a realização da harmonização facial é o planejamento através da análise da face. O médico, em primeiro lugar, irá levar em consideração as queixas do paciente, analisando o que está causando essas queixas. Após isso é avaliado os traços naturais, formato do rosto e demais características para que o conjunto se torne mais proporcional sem perder a naturalidade.

Após essa etapa inicial, é feito um planejamento de tratamento lançando mão de diversas técnicas e procedimentos que são aplicadas no próprio consultório, sem a necessidade de internação hospitalar, visto que a harmonização facial é minimamente invasiva e não necessita de sedação ou anestesia mais profunda. Como cada paciente é único e possuem características próprias, o planejamento é feito de forma personalizada conforme cada caso. Buscando sempre por resultados naturais e manutenção da essência de cada pessoa. Vamos falar sobre alguns tratamentos mais realizados:

Elevação da sobrancelha

Sobrancelhas mais altas valorizam o olhar, deixando a expressão mais alegre. Com essa elevação da pálpebra superior, proporcionamos mais leveza ao terço superior da face. O procedimento é indicado para os pacientes que possuem olhos pequenos, excesso de pele sobre os olhos e sobrancelhas caídas.

Pálpebras inferiores

Com a harmonização facial é possível diminuir as linhas finas que se formam nas pálpebras inferiores, além de reduzir eventuais bolsas de gordura. Assim, as olheiras são minimizadas e o olhar se torna mais radiante.

Malar

O malar compreende a região das maçãs do rosto (área do blush), considerado um dos pontos de destaque principalmente para a face feminina. Com a volumização da área, a face se torna mais fina, com contornos mais definidos. Além disso, sinais do envelhecimento, como a sensação de “derretimento” da face e o bigode chinês são minimizados, tornando a aparência mais jovial.

Contornos do rosto

Diversos fatores podem tornar os contornos faciais menos definidos, em especial, o emagrecimento precoce e o envelhecimento. Com a harmonização facial, busca-se um delineado mais evidente ao redor do rosto, proporcionando um contrate maior entre a face e o pescoço.

Preenchimento de mento (queixo)

Esse tipo de preenchimento é indicado para os pacientes que possuem papada acentuada ou queixo pequeno, características que afetam principalmente o perfil do rosto. Com a região do mento mais projetada, a aparência da papada é reduzida, os contornos faciais ficam mais definidos e o rosto ganha uma nova harmonia.

Preenchimento labial

Por fim, um dos pontos que mais se destaca no rosto são os lábios e é por isso que essa região se torna essencial para os pacientes que buscam a harmonização facial. Com o preenchimento da área é possível tornar os lábios mais volumosos, obter contornos mais definidos ou, ainda, uma boca mais projetada e em equilíbrio com os demais traços do rosto.

Duração

Os efeitos da harmonização facial são visíveis logo após o fim do procedimento, entretanto, o resultado final só é completamente perceptível após 15 a 30 dias – esse é o período necessário para a eliminação do inchaço local.

A duração varia de acordo com os procedimentos adotados, mas a estimativa costuma ser de:

Toxina botulínica: três a seis meses;

Preenchimento com ácido hialurônico: doze a 24 meses.

Os demais tipos de procedimentos possuem duração variável, de acordo com a técnica aplicada e com o organismo de cada paciente.    

Como é a harmonização facial para homens?

A harmonização facial é indicada para homens e mulheres, a diferença entre os procedimentos se dá pelas características desejadas serem diferentes. Enquanto o público feminino, destacamos mais o terço superior (olhar) e o terço médio da face (maçãs e área do blush) com traços delicados e não tão angulosos; para os homens, valorizamos mais o terço inferior (queixo e mandíbula), predominando um rosto quadrado, com ângulos bem marcados e queixo proeminente. Dessa forma, a harmonização facial para os homens tem como objetivo principal a masculinização, ou seja, uma aparência mais máscula.

Resultados naturais

Afinal, é possível fazer uma harmonização facial natural? A resposta é sim! Para isso, basta seguir uma dica simples: busque por profissionais experientes, com a expertise necessária para planejar procedimentos personalizados, sem exageros e que valorizem as suas características individuais. Assim, a harmonização facial irá apenas ressaltar a beleza natural e minimizar os aspectos indesejados do rosto.

E para você ficar por dentro, confira o vídeo especial que a Dra. Gianna preparou sobre o tema:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Topo