
Se pararmos para analisar, hoje em dia é mais difícil encontrar quem não tem tatuagem do que quem tem. Porém, engana-se quem pensa que se tatuar é fruto apenas de uma moda passageira. Não! A tatuagem é um método muito antigo de transformação do corpo, por meio do qual são realizados desenhos, símbolos ou frases na pele. O significado da tattoo quase sempre está vinculado a pessoas, ideais ou coisas que representam paixão e conexão para quem faz do corpo uma tela.
Mas… Às vezes a vida nos surpreende com reviravoltas e aquilo que estampamos no corpo não faz mais sentido para quem nos tornamos. As crenças mudam, o relacionamento termina, o amadurecimento acontece e a tatuagem segue lá. Felizmente, a tecnologia está aí para ajudar quem quer se ver livre de uma imagem que antes era um sonho, mas que agora virou um pesadelo. Calma: tem solução! Neste artigo, explicaremos qual método possibilita a remoção de tatuagem com excelentes resultados.
Saiba como funciona a remoção de tatuagem a laser
Se é para deixar o passado para trás, nada melhor do que uma tecnologia super eficiente para auxiliar no desapego. Na Clínica Laser Pil, o equipamento utilizado para realizar a remoção de tatuagem é o laser Q-Switched Nd:YAG, da plataforma Spectra™ XT, o qual emite um laser de pulso ultracurto, com duração de nanosegundos. Ou seja, rapidíssimo! Quando o laser atinge a pele, acontece uma fragmentação do pigmento. Desta forma, o que antes era uma partícula grande torna-se diversas partículas menores. Assim, após a desintegração do pigmento, ocorrida em camadas abaixo da superfície da pele, o nosso próprio organismo é capaz de realizar a remoção desses micropigmentos de forma gradual.
Quantas sessões são necessárias para remover a tatuagem?
Há fatores que influenciam na duração do tratamento, como o tipo do pigmento utilizado, a cor (ou as cores) da tatuagem, a profundidade que a tinta penetrou e a própria reação fisiológica da pele de cada paciente, sendo assim um é processo individualizado. Desta forma, normalmente, são indicadas mais de uma sessão.
Qual cor é a mais fácil de remover? E a mais difícil?
Pois é! Se na hora de escolher o que tatuar, você optou por um desenho multicolorido, com todas as cores do arco-íris… Provavelmente, o procedimento para remover a sua tatuagem levará mais tempo. Isso ocorre porque os pigmentos mais fáceis de remover são aqueles que possuem cor preta, já que o laser tem uma afinidade maior por essa coloração. Por outro lado, os pigmentos mais difíceis de remover são aqueles de cor verde e alguns tons de azul.
Entenda como é a atuação do laser na pele e a importância dos intervalos em cada sessão
Apesar de termos a impressão de que, quando o laser é aplicado, a tatuagem começa a desaparecer rapidamente, na verdade o que presenciamos é apenas uma reação da pele, que fica visualmente mais esbranquiçada. Porém, o pigmento segue abaixo da derme, agora mais fragmentado, começando a ser gradativamente removido pelo corpo através da reação inflamatória ocorrida. Por isso, é fundamental respeitar o tempo entre uma sessão e outra, que deve ser de pelo menos 45 dias e até de 60 dias. Desse modo, o corpo tem o seu tempo de eliminação da tinta respeitado. Além disso, os intervalos são muito importantes para a recuperação da pele, que fica mais sensível com o procedimento.
A dúvida que não quer calar: a remoção de tatuagem é total?
Para quem perde o sono com essa questão, saiba que a remoção de tatuagem feita a laser é praticamente completa na grande maioria dos casos. O que pode acontecer é restar um leve sombreamento debaixo da pele, na maior parte das vezes imperceptível. Para obter os melhores resultados possíveis, é fundamental realizar o tratamento em locais e com profissionais de confiança e experientes, que ofereçam e saibam utilizar tecnologias específicas como o já citado Q-Switched Nd:YAG. Assim, o adeus ao que já passou é muito mais garantido!
Entre em contato para saber mais e agendar sua consulta!