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Sono da beleza: por que dormir é importante para a pele?

Sono da beleza: por que dormir é importante para a pele?

17 de março de 2021 Nenhum comentário

uma mulher branca, de longos cabelos escuros, está deitada de costas em uma cama, com o semblante relaxado e olhos fechados. Ela está com os braços levantados e as mãos posicionadas no topo da cabeça. Seu travesseiro e edredom são brancos.

Você sabia que dormir bem, além de ajudar a regular o organismo e promover benefícios para a saúde, também é muito importante para qualidade da nossa pele? Pois é, a expressão “sono da beleza” não surgiu por acaso.

Esse simples hábito influencia diretamente na nossa aparência e, noites de sono irregular podem, inclusive, agravar algumas doenças. Neste artigo, vamos saber mais sobre o tema e dar algumas dicas de como dormir melhor. Confira!

Os efeitos de uma noite mal dormida

Estudos recentes apontam que dormir menos do que o necessário faz com que as pessoas tenham uma aparência mais cansada e alterações na saúde. Conforme a Dra. Gianna, a privação do sono também pode diminuir a hidratação da pele, a reparação dos tecidos cutâneos e até a produção de colágeno.

Ou seja, a má qualidade do sono pode, sim, acelerar o envelhecimento da nossa pele, dar origem às temidas rugas e causar a flacidez. Outros reflexos da insônia e do pouco sono são as olheiras, a queda de cabelos acentuada, o aumento de acne e até de caspa. 

Sono de menos e estresse demais

Sabemos também que dormir mal, ou não dormir, é um fator que aumenta, consideravelmente, o estresse. “O sono é tão importante para a pele, que a falta dele pode contribuir com o agravamento de doenças cutâneas relacionadas ao estresse, como dermatite, psoríase e vitiligo”, destaca a Dra. Gianna.

Dermatites

É um tipo comum de patologia de pele, em que o tecido fica ressecado e coça; surgem pequenas bolhas de água, com crostas e rachaduras escamosas. A dermatite é crônica e piora com o estresse.

Psoríase

A psoríase é crônica, não contagiosa e cíclica, com sintomas que desaparecem e reaparecem. Altos níveis de estresse pioram os sintomas da doença: manchas com escamas secas; pele ressecada e rachada; coceira, queimação, dor, entre outros.

Vitiligo

O estresse gerado pela falta de sono também impacta quem tem vitiligo, doença caracterizada pela perda do pigmento da pele. O surgimento das manchas brancas, distribuídas por todo o corpo, aumenta consideravelmente quando a pessoa dorme mal ou não dorme.

Como regular o sono?

Em média, um adulto deve dormir entre sete e nove horas por dia para que fique completamente descansado e garanta o bom funcionamento do organismo. “Claro, cada pessoa é única e há aqueles com necessidades diferentes, que podem precisar de mais ou menos horas de sono”, explica a Dra. Gianna.

Por isso, estabelecer uma rotina é um passo importante para dormir bem. Para isso, temos que criar o hábito de nos deitar (mais ou menos) sempre no mesmo horário e, também despertar, na mesma hora, diariamente. Isso faz com que nosso ciclo de sono seja mais efetivo e mais saudável, e, por consequência, a nossa pele fique mais bonita.

4 dicas para dormir melhor

Além de uma rotina bem estabelecida, algumas outras dicas podem te ajudar a conquistar o sono da beleza e ficar ainda mais linda, com o aspecto descansado:

1 – Evite fumar e ingerir álcool três horas antes de se deitar, pois eles estimulam o sistema nervoso central. Isso vale para bebidas com cafeína, já que ela também atrapalha no processo de relaxamento;

2 – Remova sempre a maquiagem antes de dormir! Isso evita que os poros fiquem obstruídos. Na sequência, faça a sua skincare: durante a noite, as substâncias liberadas pelo corpo no período do sono deixam rosto e o corpo mais suscetíveis às ações dos ativos;

3 – Mantenha o quarto escuro para ajudar na produção da melatonina, o hormônio do sono. Isso inclui desligar os aparelhos eletrônicos e deixá-los bem longe da cama, uma vez que a luz azul emitida por eles atrapalha a qualidade do sono e ainda pode originar manchas na pele;

4 – Faça um alongamento antes de se deitar, pois esse hábito ajuda o corpo a relaxar mais rápido e, consequentemente, acordar descansado no dia seguinte. Outra atividade que pode te ajudar é ler antes de dormir, mas dê preferência aos livros físicos.

Para saber mais sobre o assunto, confira o vídeo:

A Importância do Sono para a Beleza da Pele | Dra. Gianna Zaffari Frey

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