Bem-vindo(a) à Clínica Laser Pil: sinta o poder de ser único(a)!
Bem-vindo(a) à Clínica Laser Pil: sinta o poder de ser único(a)!

Tratamento para as mãos

Tratamento para as mãos

2 de março de 2021 Nenhum comentário

A imagem exibe as mãos de uma mulher branca, com as unhas pintadas com esmalte nude. As mãos estão suspensas no ar, sendo que a mão esquerda está posicionada mais acima e a direita mais abaixo, ambas posicionadas uma de frente para a outra. O fundo da imagem é salmão.

A grande maioria das pessoas se preocupa em cuidar da pele do rosto, mas esquece da região das mãos, que, com o passar do tempo, é quem acaba entregando a nossa idade. Afinal, as mãos estão diariamente expostas à radiação solar, poluição, produtos químicos e outros agentes, que facilitam e aceleram o seu envelhecimento. Pensando nisso, hoje vamos te dar dicas de cuidados e tratamentos para cuidar das mãos. Confira!

Por que as mãos envelhecem?

Naturalmente, a partir dos 25 anos de idade, ocorre uma queda na produção das fibras de colágeno em nosso organismo, que são as responsáveis por manter a pele firme, elástica e viçosa. Esse fato, quando somado à exposição ao sol sem a devida proteção e à falta de hidratação correta, pode agravar ainda mais o quadro de envelhecimento precoce da pele. O resultado é uma cútis mais flácida, rugosa e propensa ao desenvolvimento de manchas.

A pandemia e o uso de álcool em gel

Outro aspecto a ser observado, especialmente neste período de pandemia, é o uso frequente do álcool em gel. Apesar de necessário e eficaz na prevenção do Coronavírus, ele pode provocar o ressecamento da pele, que além de prejudicar a estética das mãos, pode levar à descamação, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Por isso, a hidratação passou a ser uma medida ainda mais importante, pois além de favorecer a aparência da pele das mãos, também protege a região.

3 sinais do envelhecimento das mãos

Em geral, o envelhecimento das mãos possui três aspectos principais: o aparecimento de manchas, a diminuição do volume e o afinamento da pele.

1 – Aparecimento de manchas: as manchas surgem devido à ação do sol (fotoenvelhecimento), causando desconforto estético em muitos pacientes. Para o seu tratamento, são indicadas opções como a luz pulsada, lasers ou peelings.

2 – Diminuição de volume no dorso das mãos: ocorre quando as estruturas das mãos começam a ficar visíveis sob a pele, exibindo veias e tendões, e dando um aspecto de esqueletização. Para tratar esse problema, são indicados os Bioestimuladores de colágeno. Nesse sentido, a Dra. Gianna indica o Radiesse, que além de garantir um leve preenchimento à região, também estimula o colágeno por um prazo de até 24 meses.

3 – Afinamento da pele: é quando a pele fica com o aspecto “craquelado” e sem viço, e pode ser tratado com os tratamentos anteriormente citados, e também associar o Skinbooster, que é um tratamento à base de ácido hialurônico, aplicado abaixo da pele para atrair água e melhorar a aparência, garantindo mais viço e hidratação à pele.

Como prevenir o envelhecimento das mãos?

Assim como existem diferentes tipos de pele, também são diversos os cuidados que podem ser adotados pelos pacientes para proteger a pele das mãos dos efeitos do envelhecimento, que devem ser orientados pelo médico, conforme cada caso. Mas de uma maneira geral, a Dra. Gianna destaca duas dicas de cuidados com ação eficaz na prevenção deste problema: o uso de filtro solar e a hidratação das mãos.

Uso de filtro solar nas mãos:

Assim como as outras partes do corpo e o rosto, as mãos necessitam de uma proteção adequada aos efeitos cumulativos do sol. Isso porque, ao longo dos anos, vários problemas podem surgir, como as manchas e até lesões suspeitas de câncer de pele. Por isso, sempre quando for aplicar o seu protetor solar no rosto, faça o mesmo nas mãos.

Hidratação das mãos:

A hidratação com produtos específicos para essa região é fundamental para manter o tônus e a textura macia da pele. Nesse sentido, é importante utilizar dermocosméticos com ativos que aumentem a barreira mecânica de proteção. Por isso, peça sempre orientação do seu médico na hora de escolher o seu hidratante e não esqueça de aplicá-lo diariamente.

Tratamentos estéticos para as mãos

Como vimos, existem diversos tratamentos que podem ser utilizados para melhorar a aparência da pele das mãos, os quais são indicados de acordo com o quadro apresentado pelo paciente (perda de volume, presença de manchas etc.). Por isso, é necessário sempre buscar um profissional experiente para que ele possa analisar o seu caso, elaborar um protocolo específico de tratamento e então garantir a você os melhores resultados.

E para dar ainda mais informações e dicas exclusivas, a Dra. Gianna preparou um vídeo incrível falando sobre cuidados com as mãos. Confira!

Compartilhar:

Deixe um comentário

Topo