A mesoterapia ou intradermoterapia é um procedimento estético com finalidades versáteis, podendo ser aplicada em todo o corpo. O tratamento é realizado através de aplicações de enzimas na pele com agulhas que podem atingir a uma profundidade de três a oito milímetros.
A mesoterapia com o objetivo de diminuir a gordura localizada é aplicada diretamente nas células de gordura. Desta forma, o tratamento auxilia na fluidez da gordura, estimulando o organismo a realizar sua eliminação natural. O procedimento pode ser feito em áreas como papada e gordura nas axilas, por exemplo.
Com a finalidade de diminuir ou controlar a queda de cabelo, a “mesoterapia capilar”, também é conhecida como intradermoterapia capilar. A técnica age diretamente no couro cabeludo com aplicações de compostos vitamínicos, estimulando o fortalecimento dos fios e o controle da calvície.
Durante o tratamento para gordura localizada ou queda de cabelo, a quantidade de sessões irá variar. Em média, as sessões são indicadas cinco sessões de mesoterapia corporal e para o couro cabeludo, de cinco a dez. A duração das sessões também depende da área a ser tradada, levando cerca de 30 minutos, em média.
Os efeitos colaterais da mesoterapia corporal podem ser percebidos durante a aplicação das injeções. Em geral, há um leve desconforto e, após as aplicações, podem surgir leves hematomas no local do tratamento.
Para quem realizou o tratamento com o objetivo de diminuir a gordura localizada é importante tomar alguns cuidados. Nas primeiras 48 horas após a sessão, é indicado que o paciente evite realizar exercícios físicos. Também pode ser necessário o uso de uma malha compressiva e a realização de drenagem intensa com uma tecnologia complementar, por exemplo, Vibrocell.
-Gestante;
-Portadores de doenças autoimunes (exemplo: lúpus);
-Portadores com doença de pele no local da aplicação;
-Portadores de doenças crônicas descontroladas;
-Alergia a algum dos componentes;
-Pessoas com disfunção renal;
-Pessoas com doenças cardiovasculares.