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Como cuidar da saúde mental durante a quarentena pelo Coronavírus?

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26 de março de 2020 Nenhum comentário

Proteja sua saúde mental durante o período de quarentena pelo Coronavírus

O Novo Coronavírus (COVID-19), descoberto em dezembro de 2019 na China, já teve mais de 423.252 mil casos confirmados ao redor do mundo. Os dados divulgados até o dia 25 de março de 2020, totalizam cerca de 19 mil óbitos em decorrência do vírus. No Brasil, os números são de 2 mil casos confirmados e 46 mortes, segundo informações do Ministério da Saúde, divulgados na terça-feira, 24.

Em meio a realidade mundial, a pandemia do Coronavírus está alterando a rotina de muitas pessoas em diferentes condições e países. Para quem pode preservar sua saúde adotando uma nova rotina, como a quarentena, as dúvidas relacionadas à saúde mental e emocional passam a ser discutidas cada vez mais, enquanto ações mais enfáticas de combate ao COVID-19 são estudadas.

Desta forma, além das medidas básicas de proteção, como evitar aglomerações, o contato com superfícies não-higienizadas e realizar a limpeza constante das mãos, relacionamos algumas atitudes simples que podem contribuir para enfrentar o momento com mais tranquilidade, segurança e bem-estar. Confira:

Tenha uma rotina de exercícios

Para quem adora uma rotina de exercícios físicos na academia, ficar em casa pode ser desanimador. Porém, inúmeros profissionais estão disponibilizando aulas on-line, assim como, as próprias academias. Aproveite o período e adapte seus horários para realizar treinos com acompanhamento a distância do seu personal. Se preferir um treino independente, busque por orientações antes de praticar os exercícios (mesmo que por e-mail ou chamada de vídeo!). A atividade física colabora com a produção de endorfina, proporcionando bem-estar e regulando o humor.

Mantenha uma alimentação saudável

Cuidar da qualidade da sua alimentação também é um ponto forte nesse momento de quarentena. Fatores como a ansiedade alimentar podem desencadear alterações na sua alimentação, com excessos e ganho de peso. Evite alimentos industrializados e mantenha seu corpo hidratado.

Preserve sua imunidade: evite o estresse

Durante a quarentena, além de praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação, esteja mais atento à sua imunidade. O fato de estar em casa pode ser estressante e afetar seus níveis de cortisol, suprimindo a imunidade e contribuindo para complicações derivadas da COVID-19, atingindo inclusive as vias respiratórias. Evite o estresse e o desgaste emocional. A vitamina D pode ser uma boa aliada da sua imunidade, com isso, atitudes simples, como o banho de sol (por 10 minutos) pode ser fundamental para aumentar as defesas do seu organismo.

Autoestima durante a quarentena

Reforce o autocuidado durante o período. Mantenha sua autoestima em dia, indiferente do ambiente onde esteja. Mesmo fora do ambiente de convívio, de trabalho e social, não deixe de cuidar da sua pele, cabelos, unhas e do seu visual. Além de estar protegida do vírus, esteja linda.  

Quando devo procurar um especialista?

As dicas acima podem contribuir para o seu bem-estar e aliviar sua rotina de quarentena, mas não hesite em buscar ajuda profissional. Converse com seu médico se sentir sintomas de depressão, ansiedade, problemas alimentares, assim como, se você perceber algum sintoma de COVID-19. Em época de Coronavírus, se puder, fique em casa e cuide de você: a prevenção é a melhor ação.

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